Pular para o conteúdo principal

O sofá do passado





S.- Tenho 46 anos um filho de 20 e estou no segundo casamento. Fui casada 20 anos e precisei ter muita força para enfrentar minha separação e mais ainda para casar novamente. Quando eu era jovem, era uma pessoa sagaz, atirada e me destacava. Tinha espírito combatente e isto me possibilitou muito cedo conquistar empregos em empresas cobiçadas.  Acabei casando cedo, acho até que tinha baixa auto-estima  achava que não era merecedora de um marido que me amasse de verdade e me respeitasse. Eu me "contentava" com minha vida instável, cheia de altos e baixos e me dediquei fortemente à criação de meu filho e a fazer aquele relacionamento durar. Até que não aguentei, pois os problemas foram piorando (bebidas, traições) e me separei.

Neste ínterim sufoquei o meu potencial para o trabalho. Não fiz faculdade . Voltei para o mercado de trabalho aos 39 anos.  Já tentei várias áreas, mas não me encontrei. Diante de tantas tentativas, sinto que me perdi. Hoje eu trabalho como corretora de imóveis mas vivo pensando em outras possibilidades. Sinto muita falta de realização. Quando olho para o passado, quando era jovem e apaixonada pela vida, meu maior desejo era ter feito Psicologia. Hoje, com uma visão mais crítica, embora eu goste desta área, não sei se valeria à pena.

Resposta:
O que você fez daquele espírito combativo do passado? Da paixão pela vida ? Sua essência não mudou, o que acontece é que você  deixou-se levar pelas circunstâncias, dedicou-se ao filho e aos maridos, e abriu mão de uma parte de si mesma. E foi o que poderia ter feito com os recursos que tinha na época. Mas nunca é tarde para realizar sonhos, desde que os medos sejam enfrentados e o passado não seja um sofá onde descansamos e justificamos nossa estagnação. O passado deve servir de trampolim para as novas conquistas.

Assisto diariamente na clínica muitas pessoas alcançarem a realização pessoal e profissional nesta fase da vida, com recomeços corajosos. O que elas fazem de especial ? Fazem  uma leitura diferente do passado, sem auto comiseração, sem vitimização, mas conscientes de que se foram capazes de superar obstáculos imensos, serão capazes de retomar as rédeas da própria vida em qualquer etapa. A vida é feita de recomeços e nem sempre um final é o fim.
Se sentir que necessita de ajuda profissional numa terapia, não hesite. Nem sempre somos capazes de resolver nossas questões sem ajuda. Use a coragem que está aí, em algum lugar esquecida dentro de você, e vá ao encontro de si mesma. Abraço
Aglair Grein-Psicanalista

Comentários

  1. Maravilhosa resposta, me enquadro perfeitamente no perfil dessa moça, me encontro com 46 anos, e voltando a faculdade, enfrentando novos começos e medos, e com muita esperança de mudanças que virão a seu tempo...um passo foi dado, sai do lugar e prossigo para realizações que virão a seu tempo....amei conhecê-la!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas