Pular para o conteúdo principal

O complexo de vítima


O complexo de vítima

Autopiedade, incapacidade fantasiosa, cárcere auto imposto, castigo, culpa, lamentação, resignação e reclamação. E tudo isso como se tivesse arrastando correntes com pesos de chumbo por onde passa. Esse é o retrato daquele que carrega em si o complexo de vítima.

Um perfil preocupante, justamente por fazer o indivíduo crer que não é capaz de ter a própria vida nas mãos.  Buscam então através das reclamações que alguém se compadeça e os ajudem a mudar a própria vida. Alguns até se compadecem e tentam, mas existem coisas que ninguém realmente pode fazer por nós. Outros tantos sentem pena, repulsa, desprezo e aversão. O que só aumenta a sensação de ser um “coitadinho” realmente.

O coitadinho busca amor, atenção e um salvador, mostrando ao mundo o quanto sofre! Por trás de sua “coitadez”, com frequência se encontra alguém que se acredita muito especial por aguentar isso tudo e que muitas vezes não sai de relacionamentos tóxicos por achar que o outro não sobreviveria sem ele.

Nesse poço de “coitadez” também encontramos muitas fantasias negativas a respeito da realidade e especialmente de si mesmo, aonde não importa a situação, a vida vai ser vista mais ou menos dentro do prisma de vitimismo. Julgando-se inferior e incapaz.

Outro problema é que sabemos que os humanos fazem muitos acordos inconscientes, e toda vítima precisa de um algoz se quiser ser vítima. Não raro, esse vai ser o perfil que os sofredores por vocação procurarão (sem saber) para se relacionar. E vejam que triste é relacionar-se com alguém por uma necessidade de desempenhar um papel, e não por amor.

E qual seria o ganho em se viver desta forma? Honestamente não vejo muitos, mas existe um que se destaca além do ganho de atenção: por piedade, os outros tendem a pegar leve com o coitadinho. Passam a mão na cabecinha dele e dizem que vai ficar tudo bem.

Olhem que dinâmica complicada: se você passa a mão na cabeça do "coitado", você acaba reforçando a crença de que ele realmente é uma vítima. Se você ignora ou retruca, ele vai se sentir desprezado e um grande coitado.

Numa psicoterapia temos que trabalhar para devolver à vítima a responsabilidade pela própria vida. Fazê-la compreender e experimentar outras formas de funcionamento que podem ser muito mais gratificantes. Ela precisa sim de um salvador, mas esse salvador não será encontrado fora, apenas dentro de si. Em termos psicológicos, é preciso resgatar toda a projeção que ela faz no mundo externo e devolvê-la ao seu domínio de direito. Só fica a mercê do mundo externo quem ainda não se deu conta das forças que possui no mundo interno. No fim das contas o algoz número 1 da vítima é ela mesma.

[Via Escuta Analitica]

Comentários

  1. PERFEITO!Estou convivendo com alguém assim, e não sei como ajudar!É difícil!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o que vejo em algumas pessoas. Você é ótima. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Estive casada por 18 anos com uma pessoa com essa descrição. A mãe dele tem o mesmo perfil. Comecei a fazer análise e me dei conta da situação em que vivia. Acabamos o casamento, estou recomeçando minha vida e ele, outro dia quando nos vimos, queixou-se das mesmas coisas de sempre. A diferença foi que ele percebeu que a atitude dele prejudicou muito o casamento. Afastei-me de vez, pois não tenho condições de ajudá-lo. Recomendei que fizesse análise pela enésima vez, mas ele acha que mudando de país resolve todos os problemas. Desisti!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, como todos teus textos....PARABÉNS

    ResponderExcluir
  5. Amo auto conhecimento , e vc nossa amiga Aglair nos orienta a tornarmos pessoas melhores ....Amei a ¨vitima¨, e tantos outros que nos presenteia... Tenho reparado , que a ¨vitima¨ além de tudo o que foi citado , tem tendência em ser ¨fofoqueiros e mto maldosos, necessitando ser o centro das atenções ....¨ô coitadinho eterno¨ todos são culpados menos ele (a), , consigo hj detectar e afastar se , confesso que não foi nada fácil....mtas decepçoes e perdas....mas, com ganhos impagáveis...SER

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do artigo, mas não tem como ajudarmos pessoas com esse quadro?

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM. CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS DESTE JEITO...E CONFESSO QUE JÁ FUI UM POUCO ASSIM, ATÉ QUE RESOLVI MUDAR MINHA HISTORIA..NUNCA É TARDE PRA MUDAR QUANDO SE TOMA CONHECIMENTO DESTA REALIDADE, E PARA ISTO É NECESSÁRIO AUTO CONHECIMENTO MESMO. HOJE ESTOU CONSTRUINDO MINHA HISTORIA, REVERTI ESTE QUADRO, ESTOU MAIS FELIZ! PARABÉNS AGLAIR, SEUS TEXTOS SÃO SEMPRE "PÉROLAS" PARA OS LEITORES.

    ResponderExcluir
  8. E muito triste este sentimento....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe. Nem todas as pessoas que têm essas características têm a psicopatologia, mas todas as pessoas com o distúrbio costumam ter esses pontos em comum, ou seja, um item isolado não faz o diagnóstico completo (normalmente mais de cinco em cada patologia).  Sexy – a sensualidade está longe de ser um problema, principalmente em contexto adequado ela é um afrodisíaco para conquistar alguém para intenções afetivas ou sexuais. Mas se ela é inadequada, invasiva, exagerada, dramática e acompanhada de uma necessidade desesperada de chamar atenção pode ser sinal de Transtorno de Personalidade Histriôni

4 maus costumes que podem destruir seu casamento

Imagine a seguinte cena: você chega do trabalho e seu parceiro já começa a cobrar ou a reclamar de algo, você responde de forma ríspida e os dois começam então uma sequência de críticas, insultos e acusações. No final, não há um acordo entre vocês – nem um e nem outro reconhece o erro e o clima pesado toma conta da casa. Essa situação é familiar para você? Se for, não se desespere! O primeiro passo para quebrar esse hábito é reconhecê-lo. Depois, é preciso também estar disposto a mudar, caso contrário, muito provavelmente, seu casamento entrará em uma crise, afinal atitudes como essas destroem qualquer relacionamento. Então, tome cuidado e não repita os seguintes costumes que podem se tornar muito nocivos para o seu casamento: 1. O costume de revidar Quando marido e esposa respondem negativamente um ao outro, a conversa fica cada vez mais hostil. E os comentários negativos crescem cada vez mais com a raiva e frustração. Deste modo, a tendência será sempre pensar que “o que vai

PESSOAS TÓXICAS - CUIDADO!

Muitos dos problemas de autoestima que afetam milhares de jovens e adultos nada têm a ver com doenças de carater emocional ou psicológico, (embora possam vir a se tornar um problema desse genero), mas a sua genese está nas pessoas tóxicas que permitem que interfiram e permaneçam na sua vida. Estas pessoas têm a capacidade de despertar o pior que há em nós e até de nos fazer acreditar que somos frageis, instáveis, incapazes de tomar decisões sem o seu parecer, incapazes de nos relacionar com o próximo e de sermos independentes. Por norma, as pessoas tóxicas procuram controlar os outros através do abuso emocional. Levam os que lhes são próximos- através das críticas constantes- a crer que algo terrível lhes acontecerá se algum dia se desprenderem deles. Incapazes de fazer um elogio, dão ares de conhecer grandes segredos a respeito das outras pessoas, de saber coisas que mais ninguém sabe, tudo para os certificar que a terra para de girar se eles assim o desejarem. Muitas pessoas